terça-feira, 30 de setembro de 2025

TST condena empregadores de Natal a pagar horas extras a doméstica por falta de controle de jornada

            30 de setembro de 2025, SGA-RN 


A 6ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou um casal de empregadores de Natal (RN) ao pagamento de horas extras a uma trabalhadora doméstica contratada em junho de 2023, após a entrada em vigor da Lei Complementar nº 150/2015 — conhecida como Lei das Domésticas — que tornou obrigatório o registro da jornada de trabalho.

A profissional atuava em duas residências de um casal divorciado e também era responsável pelos cuidados de um canil comercial mantido por uma das partes. Em juízo, ela afirmou que sua rotina era das 7h às 17h, ultrapassando a carga horária legal sem receber pelas horas excedentes.

Os empregadores, por sua vez, negaram a realização de horas extras, mas não apresentaram registros de ponto, o que é exigido pela legislação desde 2015. Diante da ausência dessa comprovação, o TST reconheceu a presunção de veracidade da jornada informada pela trabalhadora e manteve a condenação ao pagamento das horas extraordinárias.

A decisão reforça a importância do cumprimento da Lei das Domésticas e do controle formal da jornada, mesmo no trabalho prestado em ambiente residencial.

Tribuna do Norte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Senadora Zenaide Maia impulsiona desenvolvimento rural no RN com entrega de máquinas agrícolas para 18 municípios

  Senadora Zenaide Maia impulsiona desenvolvimento rural no RN com entrega de máquinas agrícolas para 18 municípios 1                   13 d...