quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Azul devolve primeiro jato com pintura da bandeira do Brasil como parte de reestruturação judicial nos EUA

            24 de setembro de 2025, SGA-RN 


A Azul Linhas Aéreas recebeu autorização da Justiça dos Estados Unidos para devolver o primeiro avião Embraer que ostentou a pintura da bandeira nacional brasileira em sua fuselagem. A aeronave em questão é um Embraer E195-E1, matrícula PR-AYV, batizado de “Azul Brasil”.

O jato está fora de operação desde novembro de 2023, estacionado no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), sem motores instalados. Um dos propulsores encontra-se em manutenção na Coopesa MRO, na Costa Rica, enquanto o outro está estocado no Aeroporto de Bauru-Arealva (SP), local onde outras aeronaves da companhia também permanecem paradas.

Como parte do processo de recuperação judicial nos Estados Unidos – o chamado Chapter 11, aberto para reestruturar suas dívidas e contratos –, a Azul solicitou à Corte de Nova York a rejeição do contrato de leasing e a consequente devolução do avião e de seus motores à Avolon, empresa proprietária dos ativos.

O pedido foi aprovado na última terça-feira (22), permitindo que a companhia aérea inicie o processo de devolução. No entanto, ainda não há data definida para que o PR-AYV seja recolocado em condições de voo e transferido para fora do Brasil.

A aeronave “Azul Brasil” tem um valor simbólico na frota da companhia por ter sido a primeira a receber a pintura especial da bandeira nacional, reforçando a identidade brasileira da Azul em suas operações domésticas e internacionais. A devolução faz parte de um plano mais amplo que inclui a saída de ao menos 17 aeronaves do portfólio da empresa, medida que visa reduzir custos e otimizar a frota em meio ao processo de reestruturação financeira.


Blogdoriquelmofreitas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Senadora Zenaide Maia impulsiona desenvolvimento rural no RN com entrega de máquinas agrícolas para 18 municípios

  Senadora Zenaide Maia impulsiona desenvolvimento rural no RN com entrega de máquinas agrícolas para 18 municípios 1                   13 d...