A Azul Linhas Aéreas recebeu autorização da Justiça dos Estados Unidos para devolver o primeiro avião Embraer que ostentou a pintura da bandeira nacional brasileira em sua fuselagem. A aeronave em questão é um Embraer E195-E1, matrícula PR-AYV, batizado de “Azul Brasil”.
O jato está fora de operação desde novembro de 2023, estacionado no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), sem motores instalados. Um dos propulsores encontra-se em manutenção na Coopesa MRO, na Costa Rica, enquanto o outro está estocado no Aeroporto de Bauru-Arealva (SP), local onde outras aeronaves da companhia também permanecem paradas.
Como parte do processo de recuperação judicial nos Estados Unidos – o chamado Chapter 11, aberto para reestruturar suas dívidas e contratos –, a Azul solicitou à Corte de Nova York a rejeição do contrato de leasing e a consequente devolução do avião e de seus motores à Avolon, empresa proprietária dos ativos.
O pedido foi aprovado na última terça-feira (22), permitindo que a companhia aérea inicie o processo de devolução. No entanto, ainda não há data definida para que o PR-AYV seja recolocado em condições de voo e transferido para fora do Brasil.
A aeronave “Azul Brasil” tem um valor simbólico na frota da companhia por ter sido a primeira a receber a pintura especial da bandeira nacional, reforçando a identidade brasileira da Azul em suas operações domésticas e internacionais. A devolução faz parte de um plano mais amplo que inclui a saída de ao menos 17 aeronaves do portfólio da empresa, medida que visa reduzir custos e otimizar a frota em meio ao processo de reestruturação financeira.
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